quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Apresentada quadrilha de assaltantes de banco presa em Castanha


Assaltantes de banco são apresentados a imprensa.
A Polícia Civil apresentou, nesta segunda-feira, 21, na sede da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), os cinco homens presos, na última sexta-feira, em Castanhal, nordeste do Pará, por envolvimento em uma quadrilha de assaltantes de banco que atua no interior do Pará. Os presos são Cláudio Rodrigues, de apelido "Bola"; Gecivaldo da Silva Teixeira, de apelido "Brô"; Osmídio Cardoso da Silva, de apelido "Camarão"; Roberto de Souza Amador, de apelido "Rubens" ou "Careca", e Osvaldo Pinheiro Souza, de apelido "Ceará", apontado como líder do bando.
Com eles, já são 11 integrantes do bando presos. Outros três estão sendo investigados. As prisões foram realizadas por policiais civis da DRCO, da Superintendência Regional do Salgado e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Castanhal. O bando é apontado como responsável pelo roubo à agência do Banco do Brasil do município de Santa Izabel do Pará, em novembro do ano passado, e da tentativa de roubo ao Bradesco de Vila dos Cabanos, em Barcarena, também no ano passado.
Ainda, em 2012, no mês de abril, o bando praticou assalto a uma agência lotérica, em Ananindeua. Dos presos, somente Osvaldo responde por 17 processos criminais por crimes diversos no Pará. Ele é o articulador de assaltos com outras quadrilhas de fora do Pará. Osvaldo também é ex-integrante da quadrilha de assaltos a bancos, comandada por José Augusto Viana David, o "Ninja", assaltante de banco já falecido e que ficou conhecido no Pará, na década de 1990, e de outro bando que foi comandado pelo assaltante Darlan Assunção Rodrigues, o "Darlan", também já morto. Já "Bola" é o responsável pela aquisição de veículos usados nos crimes. O outro preso, Osmídio, é ex-vigilante e profundo conhecedor do sistema de vigilância bancária e de desbloqueio de cofres.
Ele é foragido do Estado do Amapá por envolvimento em roubo a banco. "Rubens" é o responsável em fazer o levantamento da rotina do banco, como o horário de troca de plantão do vigilante. Gecivaldo também é foragido do Amapá, onde responde a processo por roubo a banco, com utilização de maçarico. Conforme o delegado André Costa, da DRCO, parte dos valores roubados pela quadrilha estavam sendo investidos na compra de imóveis, em Castanhal, e em carros. Todos os presos estavam se instalando em Castanhal. Dois deles, Osvaldo e Roberto, estavam cumprindo pena em prisão domiciliar. Com eles, foram apreendidos carro, moto, uma pistola calibre .40 de uso restrito e R$ 1,5 mil em dinheiro danificado. Eles vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo e falsidade ideológica, pois documentos com nomes falsos foram apreendidos em posse dos acusados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário