quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Site da Telebras informa as cidades atendidas pelo PNBL

10 de janeiro de 2013
Brasília, 10 janeiro 2013 – A Telebras divulgou em seu site dois links com informações sobre quais os municípios com potencial de atendimento pela empresa, onde a rede de telecomunicações de fibra óptica está ativada, e quais que já contam com provedores ofertando o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal, por meio de contrato firmado com a estatal.
Apresentada logo na página inicial da Telebras (www.telebras.com.br), no link “Cidades atendidas pela Telebras em até 120 dias da assinatura do contrato”, os visitantes poderão saber qual o município poderá ser atendido pela empresa, logo após o fechamento de um contrato com um provedor regional. Essa informação servirá, em especial, aos provedores interessados em oferecer um serviço de internet banda larga de maior qualidade e velocidade a baixo custo, participando, com isso, do PNBL. A Telebras fechou o ano de 2012 contabilizando 12 mil quilômetros de sua rede de fibra óptica ativada, alcançando cerca de 900 municípios.
No link “Cidades com oferta de PNBL pela Telebras e parceiros”, o internauta saberá qual município já conta com o serviço de internet, oferecido pelos provedores regionais que já possuem contrato com a estatal. Hoje, o PNBL pela Telebras atinge 20 estados brasileiros e o Distrito Federal, chegando a cerca de 300 municípios atendidos por meio dos provedores de internet.
O presidente da Telebras, Caio Bonilha, também informa que a rede de telecomunicações da empresa já está preparada para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps ao mesmo valor de hoje para 1 Mbps. “Estamos atendendo uma determinação da presidente Dilma Rousseff de dobrar a velocidade em 2013, ou seja, para 2 Mbps, e depois novamente em 2014, chegando a 4 Mbps”.
PNBL
O PNBL prevê a prestação do serviço de internet de um Mbps ao valor máximo de R$ 35,00, já incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou ao valor de R$ 29,90 nos estados em que não há cobrança do imposto.
O Programa é uma ação do Ministério das Comunicações, do Governo Federal, e tem como objetivo fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação, de modo a massificar o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga, acelerar o desenvolvimento social e econômico e reduzir as desigualdades social e regional.
Além disso, as ações visam facilitar o uso dos serviços do poder público pelo cidadão e aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileira.

Fonte: site da Telebras.
Lista das cidades do Estado do Pará que serão atendidas pelo PNBL em 120  dias após assinatura do contrato.
PA Abaetetuba
PA Ananindeua
PA Barcarena
PA Belém
PA Benevides
PA Bonito
PA Breu Branco
PA Igarapé-Açu
PA Itupiranga
PA Jacundá
PA Marabá
PA Marituba
PA Moju
PA Nova Ipixuna
PA Nova Timboteua
PA Peixe-Boi
PA Ponta de Pedras
PA Santa Bárbara do Pará
PA Santa Isabel do Pará
PA Santa Maria do Pará
PA Santo Antônio do Tauá
PA São Francisco do Pará
PA São João do Araguaia
PA São Miguel do Guamá
PA Tailândia
PA Tucuruí

Nenhum comentário:

Postar um comentário